sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aspectos Físicos de Uruguai

A vegetação do Uruguai tem como paisagem natural a dos campos (praderías), ricas em gramíneas, enquanto as florestas, na forma de matas ciliares, cobrem uma parte muito pequena da área total. As principais espécies arbóreas são o umbuzeiro, o amieiro, a piteira, o choupo, a acácia e o eucalipto.
































































A Hidrografia do Uruguai envolve o conjunto de recursos hídricos do território uruguaio, as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagoas, cataratas, usinas hidrelétricas e barragens.

A rede fluvial é comandada pelo rio Uruguai, que recebe como afluentes o Quaraí, o Arapey, o Daymán, o Quegay, e o Negro. É navegável por embarcações de pequeno calado desde Salto, a 320km de sua foz. O rio Negro, o maior do país, é navegável apenas em seu curso inferior e recebe por sua vez as águas do Tacuarembó e do . Para o estuário do Prata correm o Santa Lucía, engrossado pelo San José , e o Rosario, para a lagoa Merín (Mirim), o Yaguarón (Jaguarão), o Tacuarí o Cebollatí e o San Luis.




Aspectos econômicos de Uruguai




















Apesar de sua força de trabalho ter alto nível educacional (os melhores índices da América Latina), o principal componente da economia do Uruguai é o setor agropecuário, caracterizado pela criação de gado bovino e ovino, cujos produtos (como carne, , couro e derivados lácteos) são destinados em sua maioria à exportação.

Os recursos minerais são escassos, mas há uma incipiente indústria de transformação das matérias primas e combustíveis importados. Em se tratando de um país com forte produção agropecuária, sua principal indústria é a alimentícia, seguida da têxtil e da química.

A infra-estrutura de transporte rodoviário é de boa qualidade e o turismo tem crescido em importância.

Os serviços financeiros também constituem expressiva parcela do PIB, embora acarretem ao país a fama de ser um paraíso fiscal.

Aspectos econômicos de Portugal




























Portugal é um país essencialmente agrícola, destinando-se 75% da sua produção agrícola e pecuária à exportação.

Fundamentalmente cerealífero, destaca-se o cultivo de trigo e milho, sendo também importantes as produções de azeite, legumes e hortaliças.

A vinicultura domina a actividade agrícola a Norte do Douro (destacando-se o generoso Vinho do Porto), que produz cerca de 15 milhões de Hl anualmente.
Portugal é o maior produtor da Europa de cortiça e tem, igualmente, peso apreciável na produção e exportação de azeite, concentrado de tomate e conservas. A actividade piscatória é importante no conjunto da actividade económica.

As indústrias têxtil e de calçado são também importantes, assim como as de papel e de mobiliário. A construção e a metalo-mecânica têm-se expandido gradualmente, sendo de assinalar as condições naturais que favorecem o crescente desenvolvimento da indústria turística, fonte preciosa de vultuosas quantias em moeda estrangeira.

Membro da União Europeia desde 1986, Portugal goza, actualmente, de um crescimento económico saudável.

Aspectos culturais de Uruguai




































Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente européia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante. As tradições gaúchas têm grande importância no folclore de ambos os países. A taxa de analfabetismo é quase nula e a impresa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e não-privadas, sobretudo em Montevidéu.

Aspectos culturais de Portugal




























A cultura portuguesa é baseada num passado que remonta aos tempos pré-históricos das invasões dos Romanos e Mouros. Todos eles deixaram as suas marcas, deixando uma rica herança de ruínas arqueológicas, tais como o Templo de Diana em Évora, e a típica arquitectura moura de cidades do Sul, como Olhão e Tavira.

Ao longo dos séculos, a arte portuguesa tem sido enriquecida por influências externas. As viagens dos descobridores portugueses contribuíram para que o país ficasse mais aberto às influências orientais e a revelação da riqueza brasileira, em jóias e ouro, influenciou a utilização da "chama" barroca na decoração.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aspectos demográficos de Portugal























População absoluta: É o número total de habitantes de um lugar ( país, cidade etc.).
Densidade demográfica: É o número ( a média ) de habitantes por Km². Para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área da região analisada.
Densidade e superpovoamento: Uma área densamente povoada não é necessariamente superpovoada; isso porque o conceito de superpovoamento não diz respeito apenas ao número de habitantes por Km², mas também se refere ao nível sócio-econômico e tecnológico da população em relação a área ocupada. Nesse caso, ocorre superpovoamento quando há descompasso do ponto de vista das condições sócio-econômicas da população em relação à área ocupada. A Holanda por exemplo, é um país densamente povoado (434 hab/Km²), mas não é superpovoado ( a população desfruta de alto padrão de vida em um espaço muito pequeno), ao passo que países com a Índia (247 hab/Km²) e Bangladesh (740 hab/Km²) são superpovoados. O superpovoamento portanto é relativo.
Recenseamento ou censo demográfico: É o levantamento ou a coleta periódica dos dados estatísticos (como nascimentos, migrações etc.) da população de um país, cidade etc. Sua importância é fundamental para melhor conhecimento dos vários aspectos demográficos, bem como para fins de investimentos, planejamentos, projeções futuras e outras finalidades. No Brasil o censo é realizado em períodos de 10 em 10 anos, tendo também censos econômicos em meado das décadas para melhor sabermos da situação do país.
Taxa de nascimento: É a relação entre o número de nascimentos ocorridos em 1 ano o número de habitantes. Uma taxa de natalidade de 30% ( por mil ) significa que nasceram trinta crianças ( vivas ) para cada grupo de mil habitantes em 1 ano.
Taxa de mortalidade: É a relação entre o números de óbitos ocorridos em 1 ano e o número de habitantes ( mortalidade geral ). Além disse tipo de mortalidade a mortalidade infantil, que é o número de crianças mortas antes de completar 1 ano de vida para cada grupo de mil crianças com menos de 1 ano de idade. Essa taxa é um importante indicador do nível de desenvolvimento sócio-econômico dos diversos países do mundo.
Taxa de crescimento vegetativo: É a diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade. Não inclui os estrangeiros residentes no país.
Taxa de fecundidade: Número médio de filhos por mulher em idade de procriar, que, por convenção, tem entre 15 e 49.
Taxa de mortalidade infantil: Relação entre o número de óbitos de crianças com menos de um ano, multiplicado por mil, e o número de crianças nascidas vivas durante o ano civil.